O plano de aula abaixo, foi uma construção elaborada pelo grupo de
professores “grupoquatroMGMEmatemática”, envolvendo uma proposta de trabalho
colaborativo. As sugestões e adequações foram realizadas por meio da ferramenta
“AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem” do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino –
Formação de Professores de Matemática” – 1ª edição 2013.
PLANO DE AULA
Área disciplinar - Matemática
Tema – Números Racionais – As Frações
Público alvo
Alunos 8º ano/Ensino
Fundamental
Tempo previsto
04 horas/aulas
Objetivo Geral
Mostrar a construção e a definição das operações como
um recurso de linguagem para melhorar a comunicação e a aplicação do conteúdo
de matemática em várias áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos
Compreender a necessidade do uso das frações no seu
cotidiano;
Reconhecer a correspondência entre frações decimais e a
notação decimal;
Compreender as equivalências entre números decimais;
Efetuar transformações: décimos centésimos e milésimos;
Saber efetuar operações de adição e subtração com números
decimais;
Reconhecer a razão entre inteiros expressando uma dízima
periódica.
Compreender o conceito de fração por meio da leitura.
Justificativa
Em diversos contextos no
cotidiano, nos deparamos com situações envolvendo números que não podem ser
compreendidos apenas com o conhecimento de quantidades inteiras. São casos que
envolvem parte de um todo, valores decimais, proporções, etc. Para essa
compreensão é necessária uma noção de propriedades numéricas que extrapolam as
propriedades dos números inteiros. A essas propriedades caracterizam os números
racionais.
Procedimentos
metodológicos
Leitura de texto sobre frações e interpretação do
mesmo em anexo;
Uso de livros
didáticos e paradidáticos;
Aula expositiva
interativa com utilização de imagens e objetos relacionados ao tema;
Pesquisas básicas;
Realização e
resolução de exercícios;
Atividades no caderno do
aluno da nova proposta pedagógica da SEESP
Discussão/correção
colaborativa das atividades.
Recursos materiais e tecnológicos
Giz, lousa, folha de
exercícios, livro didático, calculadora, sala de informática/internet, jogos
educativos e materiais para desenvolver as atividades propostas.
Recuperação
O processo de
recuperação será contínuo e paralelo, buscando diagnosticar os conteúdos não
assimilados na aprendizagem, partindo de retomada de conteúdos, de forma
diversificada com atividades desenvolvidas em grupos, com o objetivo de
recuperar os alunos.
Avaliação
Através de
questionamentos orais, observação do desenvolvimento e participação das
atividades dirigidas, provas objetivas e abertas, bem como trabalhos
devidamente agendados.
Será avaliada também
a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos
exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos
confeccionados para serem apresentados em sala de aula.
Olá!!!o plano de aula está bem elaborado,existe uma preocupação em atender as necessidades do aluno.Como mediador, temos que ter uma visão ampla,considerar os conhecimentos prévios do aluno e, em todo momento instigá-los a pesquisa, trabalhos e desafios.
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