sábado, 15 de junho de 2013

Plano de Aula.



O plano de aula abaixo, foi uma construção elaborada pelo grupo de professores “grupoquatroMGMEmatemática”, envolvendo uma proposta de trabalho colaborativo. As sugestões e adequações foram realizadas por meio da ferramenta “AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem” do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino – Formação de Professores de Matemática” – 1ª edição 2013.

PLANO DE AULA
Área disciplinar - Matemática
Tema – Números Racionais – As Frações
Público alvo
Alunos 8º ano/Ensino Fundamental
Tempo previsto
04 horas/aulas
Objetivo Geral
Mostrar a construção e a definição das operações como um recurso de linguagem para melhorar a comunicação e a aplicação do conteúdo de matemática em várias áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos
Compreender a necessidade do uso das frações no seu cotidiano;
Reconhecer a correspondência entre frações decimais e a notação decimal;
Compreender as equivalências entre números decimais;
Efetuar transformações: décimos centésimos e milésimos;
Saber efetuar operações de adição e subtração com números decimais;
Reconhecer a razão entre inteiros expressando uma dízima periódica.
Compreender o conceito de fração por meio da leitura.
Justificativa
Em diversos contextos no cotidiano, nos deparamos com situações envolvendo números que não podem ser compreendidos apenas com o conhecimento de quantidades inteiras. São casos que envolvem parte de um todo, valores decimais, proporções, etc. Para essa compreensão é necessária uma noção de propriedades numéricas que extrapolam as propriedades dos números inteiros. A essas propriedades caracterizam os números racionais.

Procedimentos metodológicos
Leitura de texto sobre frações e interpretação do mesmo em anexo;

Uso de livros didáticos e paradidáticos;
Aula expositiva interativa com utilização de imagens e objetos relacionados ao tema;
Pesquisas básicas;
Realização e resolução de exercícios;
Atividades no caderno do aluno da nova proposta pedagógica da SEESP
Discussão/correção colaborativa das atividades.
Recursos materiais e tecnológicos
Giz, lousa, folha de exercícios, livro didático, calculadora, sala de informática/internet, jogos educativos e materiais para desenvolver as atividades propostas.
Recuperação
O processo de recuperação será contínuo e paralelo, buscando diagnosticar os conteúdos não assimilados na aprendizagem, partindo de retomada de conteúdos, de forma diversificada com atividades desenvolvidas em grupos, com o objetivo de recuperar os alunos.
Avaliação
Através de questionamentos orais, observação do desenvolvimento e participação das atividades dirigidas, provas objetivas e abertas, bem como trabalhos devidamente agendados.
Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.








Um comentário:

  1. Olá!!!o plano de aula está bem elaborado,existe uma preocupação em atender as necessidades do aluno.Como mediador, temos que ter uma visão ampla,considerar os conhecimentos prévios do aluno e, em todo momento instigá-los a pesquisa, trabalhos e desafios.

    ResponderExcluir